AVD's - o que são?
- reabilitadouro
- 31 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
AVD's ou Actividades de Vida Diária. Este é um termo muito utilizado no mundo da medicina e será, seguramente, muitas vezes abordado neste blog.
Aliás, já foi descrito anteriormente que um dos objectivos primordiais da reabilitação, enfermagem de reabilitação incluída, é a promoção da autonomia da pessoa.
De facto, segundo o parecer da Ordem dos Enfermeiros, "A reabilitação enquanto especialidade multidisciplinar, compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos que permite ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas, a maximizar o seu potencial funcional e independência. Os seus objectivos gerais são melhorar a função, promover a independência, e a máxima satisfação da pessoa e deste modo preservar a auto-estima."
A expressão "Actividades de vida diária" em reabilitação refere-se às actividades/tarefas comuns que as pessoas desempenham no seu dia-a-dia e são comummente divididas em dois grupos: Actividades Básica de Vida diárias (ou de cuidado pessoal) e Actividades Instrumentais de Vida diária (relacionado com actividades domésticas).
Ou seja, traduzem-se em actividades como:
>> No grupo do cuidado pessoal:
*vestir e despir e calçar-se
* tomar banho (higiene pessoal)
* alimentar-se e beber
* transferir-se
* andar
* utilizar o wc
>> No grupo das actividades domésticas:
* preparar refeições
* cuidar da casa
* tomar medicação
* tratar de roupas
* gerir dinheiro
* fazer compras...
Sendo o objectivo da reabilitação o restabelecimento/maximização da autonomia da pessoa, facilmente se compreende que as actividades de vida diária sejam um dos principais focos de actuação da reabilitação, através do treino dessas mesmas actividades, preferencialmente no contexto em que a pessoa se insere.

Comentários