Paroníquia
- reabilitadouro
- 16 de nov. de 2014
- 2 min de leitura

A paroníquia é uma infecção na pele em redor das unhas das mãos ou dos pés. É um problema muito frequente, sobretudo nas mãos, e que tem normalmente origem por descolagem ou arrancamento de pequenos troços de pele (como as cutículas), que actuam como porta de entrada a infecções.
Segundo a pesquisa efectuada, pode-se considerar que existem dois tipos de paroníquia: aguda e crónica. A aguda atinge um dedo, a crónica atinge um ou vários dedos. Esta caracteriza-se por ter mais de 6 semanas de evolução com episódios de recorrência, podendo neste tempo melhorar e desaparecer, ser menos inflamatória, menos dolorosa e costuma apresentar-se na parte proximal da unha.
A paroníquia pode ser causada por bactérias ou por fungos, embora possa existir paroníquia causada por ambos os microorganismos. O risco de paroníquia aumenta com diabetes, habito de roer unhas, trabalhos que requerem exposição frequente a água, químicos e manicures agressivas.
Normalmente a paroníquia causa:
Vermelhidão e inchaço da pele ao redor da unha.
Formação de pus perto da unha.
Dor e sensibilidade ao toque
Descoloração da unha.
Como tratar?
Se, por norma, em casos de inflamação o mais indicado será a aplicação de gelo (porque vai diminuir a chegada de sangue ao local e, com isso, impedir a chegada de células inflamatórias ao local), neste caso, pela pesquisa efectuada, está, efectivamente aconselhada, enquanto não há formação de pus, a aplicação de água morna (nunca a ferver, para evitar lesões mais graves – queimaduras).

E porquê?
Aquilo que se pretende é que mais células inflamatórias cheguem ao local e combatam os microorganismos que estão a causar o problema. Assim, ir-se-à permitir a formação de pus, para que seja posteriormente drenado, por um profissional de saúde.

Podem também ser aplicadas pomadas/cremes com antibiótico, em fases iniciais (aconselhe-se com um enfermeiro, farmacêutico ou médico).
Se estes procedimentos não resultarem, deve ser consultado um médico para que prescreva antibióticos por via oral.
Comentários