Erros na toma da medicação
- reabilitadouro
- 20 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Os erros na toma de medicação tanto podem ser "inofensivos", como podem alterar ou inibir o efeito pretendido com a medicação ou, pior ainda, originar consequências graves para a pessoa.
Para isso, é muito importante que, na toma de qualquer tipo de medicação, esteja minimamente informado sobre a mesma. Para isso, deverá ler a bula/folheto informativo do medicamento e informar-se com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
Nesta publicação, abordaremos somente alguns erros no momento da toma da medicação. Mais tarde, abordaremos outras informações também muito importantes, que deve saber.

Alguns erros na toma de medicação oral:
* Tomar o medicamento acompanhado de líquidos que não água (excepto indicação contrária)
Há medicamentos cuja composição é alterada por leite, sumos, café ou chá (Ex. medicação para a tiróide....)
* Tomar medicação com alcóol
Este pode aumentar ou diminuir o efeito dos medicamentos, podendo até a combinação originar produtos tóxicos para o organismo. Uma vez mais, na dúvida, tome o medicamento só com água.
* Misturar com antiácidos
Os antiácidos interferem na absorção do estômago e, por isso, também interferem com a absorção dos medicamentos
* Ingerir o comprimido sem água
Da mesma maneira que não é recomendada a toma de medicamentos com líquidos que não água, também não é aconselhada a toma “a seco”, por risco de retenção da medicação no tubo digestivo.
* Retirar o conteúdo da cápsula
Abrir as cápsulas de medicamentos e ingerir apenas o pó, altera a absorção do medicamento – as capsulas existem para proteger o pó do contacto com o esófago e da acidez e conteúdo do estomago, para que o medicamento possa actuar de forma lenta. Assim, se retirar a capsula, vai alterar a sua eficácia.
* Triturar/dividir o comprimido para facilitar a digestão
As pessoas costumam fazê-lo para ser mais fácil engolir, mas esta prática também pode interferir com a absorção da medicação. Os únicos que podem ser divididos são os que têm uma linha ao meio, que é desenhada até para facilitar o corte. Todos os outros comprimidos devem ser tomados inteiros. Se tiver dificuldade de engolir os comprimidos que lhe foram prescritos devido ao seu tamanho, fale com o seu médico para encontrar outras alternativas.
*Ingerir gotas a seco
As medicações em gotas também são melhor absorvidas se diluídas em água.
* Tomar a medicação fora do horário
O relógio biológico do nosso corpo influência a absorção, tempo de duração e efeito e eliminação dos medicamentos, por isso, o horário em que são tomados é importante e deve ser respeitado! Por exemplo, no caso dos antibióticos podem surgir resistências por parte das bactérias e no caso dos antidiabéticos pode haver alterações grandes (subir ou descer demais) nos níveis de açúcar no sangue.
* Preste atenção às interações com alimentos
Há medicamentos que devem ser ingeridos em jejum, há outros que são melhor absorvidos com certos alimentos e há outros que devem ser ingeridos com o estômago “preenchido” (como os antibióticos e os anti-inflamatórios), por exemplo.
Na toma de qualquer medicação, peça sempre instruções ao médico/farmacêutico/enfermeiro e siga as instruções da bula/folheto informativo.
Comentários