Úlceras de Pressão
- reabilitadouro
 - 5 de jun. de 2014
 - 1 min de leitura
 
As úlceras de pressão, também chamadas "chagas" ou "escaras", são um problema de saúde pública muito complicado: para além dos custos económicos, implicam, sobretudo, diminuição da qualidade de vida do doentes que as tem, desde o sofrimento (dor) até à morte por complicações associadas (como a infecção).
Este tipo de feridas pode surgir não só em doentes acamados como também em doentes com mobilidade reduzida (por exemplo, em cadeira de rodas).
Segundo a Direcção Geral de Saúde, estima-se que 95% das úlceras de pressão são evitáveis através da identificação precoce do grau de risco.
Por isso, caso o seu familiar doente: * tenha diminuição da mobilidade (por exemplo: não consiga andar sozinho ou precise de ajuda para se levantar/sentar na cadeira) ou esteja acamado * não consiga alterar a posição do corpo sozinho * tenha diminuição da capacidade para sentir a dor ou desconforto na maior parte do corpo * tem a pele frequentemente húmida, seja por urina, suor ou outros líquidos do corpo * come "mal" - não come uma refeição completa ou faz só duas refeições por dia e ingere poucos liquidos * descai muitas vezes da cama ou cadeira
Contacte o mais rápido possível um profissional, para que se apliquem intervenções para prevenir o aparecimento/agravamento da catástrofe. Esta é mais uma situação em saúde em que mais valeprevenir, do que remediar!









Comentários